Quanto você está no controle de suas emoções?
Observe seu comportamento, analise suas emoções.
Para o sucesso pessoal e profissional, a inteligência emocional é um fator fundamental.
E para ativar essa inteligência, a pessoa precisa observar suas ações e comportamentos
para conseguir analisar seus pensamentos e emoções principalmente em situações de conflito.
Essas atitudes promovem o autoconhecimento e com isso ajudam a pessoa a se desenvolver da forma que mais deseja.
Mas como observar suas ações e comportamentos?
Esteja atento à forma como você responde às situações no dia a dia.
Por exemplo: você está saindo animado para o trabalho, prometeu a si mesmo ser mais sorridente,
pois várias pessoas já te falaram que você anda muito carrancudo.
No entanto, na primeira esquina um motorista te corta e quase faz você bater o carro ou
alguém corre e entra na sua frente no ônibus ocupando o último lugar sentado (que seria seu!).
Você começa a resmungar, fecha a cara. É o momento de você observar:
é assim que ajo diante de todos os incidentes do dia a dia? Volte na memória o dia anterior e o último final de semana.
Compare suas atitudes (ações) e passe a observar o que você faz quando algo dá errado durante toda a semana.
Analise o que você diz pra si mesmo. Você se xinga? Você joga praga no outro?
E seu corpo? Você fica tremendo? Fica vermelho? Ou relaxa o corpo e continua o que estava fazendo?
A análise dos seus pensamentos e emoções deve ser feita nesses momentos de embate na vida.
Alguém te criticou? Riram de você? O que você pensa?
Normalmente a emoção vem após um pensamento sobre aquilo que aconteceu.
Assim, se você mudar o pensamento, muda a emoção. Ah, mas não é fácil! Não, não é.
Isso acontece muito rápido, é uma questão de segundos. Ainda assim,
você pode controlar seus pensamentos, para controlar suas emoções.
Pra isso esteja atento a si mesmo. Quando algo ruim ou inesperado acontecer já fique em alerta:
o que vai vir de pensamento? Controle isso!
Comece a mudar esse pensamento rápido que chega após a situação de conflito.
Diminuíram o limite do seu cartão no meio do mês? Seu chefe rasgou seu relatório na sua cara?
Ao invés de se xingar e se sentir a pior pessoa do mundo, pense: “são oportunidades para eu melhorar!
Como posso aprender com isso? Sou capaz e inteligente pra superar essa situação!”
Assim, você ganha um fôlego, um gás pra procurar solução de forma positiva para o problema.
Ficar se sentindo o pior dos mortais só vai trazer emoções de tristeza e fracasso que não vão te levar a lugar nenhum.
Certamente este artigo tem o propósito de estimular suas reflexões em busca de equilíbrio e resultado, no entanto caso, necessite de uma consultoria para o seu negócio ou um atendimento afim de alavancar seus projetos, estarei a sua disposição. Assim sendo, desejo que aproveite o máximo deste conteúdo da mesma forma que aproveitei ao redigi-lo.
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