Olá, vamos falar um pouco sobre inteligência emocional?
O que você pode fazer para desenvolver a cada dia um maior controle sobre suas emoções e ampliar sua inteligência emocional?
Afinal, em qualquer cenário, estamos em constante contato com pessoas, e lógico sempre irão existir posicionamentos e comportamentos divergentes dentro de um grupo, seja escola, trabalho, família, amizades, em qualquer ambiente podem surgir conflitos ideológicos e comportamentais.
De forma especial neste momento de confinamento, estamos mais próximos de nossos familiares e de maneira geral por um tempo maior do que o habitual. E vamos combinar, vivenciar situações de conflito, com nossos familiares, pode gerar bastante stress e desconforto, por isso uma boa estratégia de convivência harmoniosa, é monitorar nossas próprias reações, afinal, mudar nosso comportamento e reação, pode trazer maior benefício e efetividade do que tentar mudar o outro.
Só podemos mudar o que está em nós. Mesmo que o comportamento do outro te desagrade lembre-se que não temos poder de mudar o que está fora, e que nosso comportamento é a chave da mudança. Quando gerenciamos com maior consistência nossas cobranças internas e externas conseguimos ter um comportamento e uma reação diferente diante dos fatos.
Mas para conseguir sair do ciclo vicioso que te conduz aos conflitos, é preciso aprender a vigiar e comportar-se, com maior controle emocional diante das adversidades que se apresentarem em sua vida, afim de lidar com mais assertividade e segurança nas diversas situações do dia a dia.
Desta forma o primeiro ponto a ser trabalhado, para conquista de maior inteligência emocional, é observar suas próprias emoções evitando reagir de forma impensada e impulsiva. Lembrando que ter calma, pode ser muito mais positivo do que deixar-se levar pelo calor da emoção. E para ter maior tranquilidade as atividades físicas são poderosas aliadas. Então que tal praticar? Meditação, respiração, exercícios físicos, alongamentos, jardinagem ou uma outra atividade que possa afastar sua mente do foco de pressão.